25 março 2014

Nossa fala da Audiência Pública de 24 de março de 2014 sobre o "Corredor Parque Gasômetro"


Jacqueline Sanchotene
Coordenadora
Foto Ederson Nunes/CMPA

Era dezembro de 2006 quando um grupo de moradores de Porto Alegre se reuniu próximo à praça  Júlio Mesquita no centro da cidade para formar o Movimento Viva Gasômetro.
Durante quatro anos o Viva Gasômetro promoveu ações culturais na praça Júlio Mesquita sempre aos terceiros sábados do mês, levando cinema, música e outras formas de manifestações culturais para a população. Foram aproximadamente 50 ações dos “terceiros sábados culturais”.
Há cerca de um ano e meio o Viva Gasômetro oferece nas manhãs de domingo – na mesma praça Júlio Mesquita- yoga para  a população em geral. As instrutoras de Yoga, Mercedes Bodê e Clotildes Daitx,  de reconhecida capacidade na cidade, trabalham de forma voluntaria. A ação de Yoga estamos somando as aulas de Chi Kung-milenar técnica chinesa de auto-conhecimento- através da parceria com a instrutora Lúcia Moraes.
Mas foi no ambiente político da cidade onde o Viva Gasômetro obteve maior reconhecimento.
Desde maio de 2007, quando se iniciou na cidade a reformulação do Plano Diretor os integrantes do Viva Gasômetro passaram a  tratar das questões que dizem respeito a “estrutura da cidade”.
Lutaram e conseguiram inserir quatro emendas ao Plano Diretor de Porto Alegre.
Uma dessas emendas prevê a criação do “Corredor Parque Gasômetro”.
Inúmeras reuniões foram realizadas com os mais diversos órgãos do município na tentativa de levar melhorias para nossa região.
Na Câmara Municipal ocupamos o espaço Tribuna Popular por 12 vezes e por uma vez o espaço conhecido como PC Temático. Nos espaços ocupados  defendemos a efetiva criação das conquistas que obtivemos junto a Reformulação do Plano Diretor. Todas estas manifestações foram cobertas pela imprensa e estão amplamente documentadas nos anais da Câmara Municipal.
Entre a conquista no papel e a efetivação  das mesmas sabemos existe um longo caminho.
Continuamos na luta para que o “Corredor Parque Gasômetro” seja criado.
Nos últimos meses os entes envolvidos tem se mostrado comprometidos em solucionar a questão e apontam algumas soluções que a nós do Viva Gasômetro deixam satisfeitos pois aumenta a área verde inicialmente pensada para o “Corredor Parque Gasômetro” e inclui na solução do  impasse a  anexação(e recuperação)a área do “Corredor Parque Gasômetro” da  área da Usina de Gás Carbonado a “verdadeira Usina do Gasômetro”. Para completar a notícia o IPHAE/Instituto do Patrimônio Histórico do Estado quer ali instalar o Museu de Antropologia do Rio Grande do Sul. O IPHAN/Instituto do Patrimônio Histórico Nacional aponta com recursos para que isto aconteça. 
Pelos motivos apontados acima fazemos apelo aos trinta e seis vereadores desta casa para que aprovem a nova delimitação proposta pelo Executivo Municipal para o “Corredor Parque Gasômetro”.
Nos colocamos a disposição de cada uma das senhoras vereadoras e dos senhores vereadores para maiores esclarecimentos das questões referentes a efetiva criação do “Corredor Parque Gasômetro”.

Obrigada,

Jacqueline Sanchotene
Coordenadora
Movimento Viva Gasômetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.