O Movimento

Sobre o movimento

Criado em 2006 por moradores indignados com o descaso do poder público e da população em relação à área central de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, o Movimento Viva Gasômetro luta pela revitalização da Praça Júlio Mesquita e de seus arredores. Quer, também, tornar a região central da capital gaúcha uma referência em ecologia, cultura e saúde.

A história

Sem a intenção de fundar um movimento, a primeira manifestação do grupo de moradores aconteceu no dia 16 de dezembro de 2006, quando os integrantes se reuniram na Praça Júlio Mesquita (mais conhecida como a Praça do Aeromóvel) para protestar contra o lixo que era descartado incorretamente no local. Em 2007, no Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 5 de junho – foi realizada a primeira ação cultural. O filme-documentário sobre a vida de José Lutzenberger trouxe lições sobre ecologia, além dos ensinamentos apresentados pela peça de teatro dos garis do DMLU, que mostrou o correto descarte do lixo. De junho de 2007 a dezembro de 2010 foram realizadas ações culturais no terceiro sábado de cada mês, exceto nos que o clima não colaborou (como a atividade era realizada a céu aberto, em dias de tempestade era preciso cancelar).

Em 2012, o Movimento Viva Gasômetro reformulou as suas ações e acrescentou mais uma bandeira: a da saúde. Agora,  os  2º, 3º e 4º domingos pela manhã  são promovidas aulas de Yoga na Praça Júlio Mesquita (frente a entrada principal da Usina do Gasômetro).

Além das ações, o movimento possui uma forte atuação política, lutando com as autoridades competentes por melhoria no centro da capital gaúcha. Uma das principais lutas foram -e continuam sendo- a criação do Parque e do Largo do Gasômetro, sancionada no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre pelo ex prefeito da capital, José Fortunati, em julho de 2010. Em um primeiro momento foram conquistados oito bancos, lixeiras, canteiros, mudas de Ipês Amarelos, brinquedos e capina com maior frequencia para a região a praça Júlio Mesquita e quando da reformulação de nossa praça pelo projeto Orla conseguimos afastar a possibilidade de estacionamento na praça e conquistar equipamentos de ginástica.

Quem somos

Jacqueline Sanchotene, coordenadora
Captadora de Recursos para cultura há mais de uma década, Jacqueline decidiu largar a vida “chique” do bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha, para curtir as belezas naturais do Gasômetro e sua bela orla. Ao se deparar com o descaso, arregaçou as mangas e fundou o Movimento Viva Gasômetro.

Mercedes Bodê, vice-coordenadora
Idealizadora e coordenadora do programa "Yoga na Praça" programa que acontece todos os domingos a partir das 10h30min na Praça Júlio Mesquita.

Doraci Lucia Schwengber, vice coordenadora de comunicação
Nossa "Dorinha", é famosa na região, ela é hoje a maior "propagandista"das ações que nosso movimento promove.

Luiz Müller, vice-coordenador
luizmullerpt.wordpress.com | @luizmuller | lhmuller@yahoo.com.br
O sociólogo e teólogo Luiz Müller, é, também, namorado de Jacqueline. Em dias de ação, pode ser visto sempre no local resolvendo qualquer empecilho que apareça.

Domício Grillo, coordenador Cultural e apresentador
Comunicador bastante conhecido no Rio Grande do Sul, Domício Grillo é repórter do programa Radar, da TVE do Rio Grande do Sul. No Movimento Viva Gasômetro, participa ativamente da programação cultural, além de apresentar os eventos.

Gregory Knuth Ribeiro, vice-coordenador Jurídico
OAB/RS 82.917
gregoryribeiro2@terra.com.br
Advogado formado pelo IPA em 2010, Gregory é genro de Jacqueline e se identifica com as lutas do Movimento. Sempre que pode, participa das ações, mas gosta mesmo é de colaborar com o seu conhecimento a cerca das questões jurídicas.

Greta Mello, assessora de Imprensa

viva.gasometro@gmail.com
Jornalista formada pela PUCRS em 2009, Greta é filha de Jacqueline e luta para viver em uma cidade melhor e ver sua mãe feliz.


Colaboradores
Não é possível mensurar quantas pessoas participam do Movimento Viva Gasômetro, pois, além daqueles que o coordenam, cada um que apoia e divulga suas ideias torna-se um parceiro.
Alguns, porém, tem cadeira cativa na nossa praça. As artistas Nilza Lessa, o jornalista Christian Goldschimitt e as bandas Foolpax,Massa Cinzenta e Maracatu são algumas das ilustres presenças que costumam participar das ações do Movimento Viva Gasômetro.