25 março 2014

Fonte: Rádio Guaíba on line 25/03/2014 06:59 - Atualizado em 25/03/2014 07:24


Câmara deve votar Parque do Gasômetro nesta quarta-feira

Projeto delimita área para efetivar região de lazer no Centro Histórico de Porto Alegre

Audiência pública debateu o projeto  Crédito: Ederson Nunes / CMPA / CPFoto:
Audiência pública debateu o projeto Crédito: Ederson Nunes / CMPA / CP
A Câmara dos Vereadores deverá votar, nesta quarta-feira, o projeto de lei do Executivo que propõe a instituição do Corredor Parque do Gasômetro, no Centro Histórico da Capital. A garantia foi dada pelo presidente da Casa, vereador Professor Garcia (PMDB), nesta segunda-feira, durante a audiência pública promovida pelo Legislativo que debateu, no plenário Otávio Rocha, o projeto.

Durante a audiência, ambientalistas e moradores da cidade voltaram a defender a necessidade de que a proposta inclua o rebaixamento da pista da avenida Presidente João Goulart, a fim de garantir a segurança dos frequentadores do futuro Parque. O Executivo municipal, no entanto, mostra resistência em aceitar prever o gravame da passagem de nível ainda no projeto a ser votado na quarta-feira, pois entende que uma decisão sobre esse assunto só poderá ser tomada em outra etapa, após amplos estudos técnicos.

O espaço público, cuja criação está prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental, deverá compreender o Museu do Trabalho e seu entorno, a Praça Brigadeiro Sampaio e a área delimitada pela Avenida Presidente João Goulart, Avenida Loureiro da Silva, Rua Vasco Alves, Rua Washington Luiz e Rua General Salustiano, incluindo a totalidade da Praça Júlio Mesquita.

De acordo com a presidente do Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, o projeto apresentado pela prefeitura atende às solicitações do movimento, com o acréscimo da área do “verdadeiro Gasômetro”. “Nós recebemos uma nova perspectiva com o parque. O prédio que chamamos de Usina do Gasômetro na verdade era uma termoelétrica de carvão. Este prédio onde está o DEP era a usina de gás carbonado, a Usina do Gasômetro”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.