Nos próximos domingos dias 28 de dezembro de 2014 e 4 de janeiro de 2015 não haverá aula de yoga.
27 dezembro 2014
20 dezembro 2014
Domingo 10h30min "Yoga na Praça" Júlio Mesquita
Neste domingo, se o tempo permitir, estaremos na Praça Júlio Mesquita praticando yoga.
Desta vez a instrutora será a Clotildes Daitx, depois da prática, conversas regadas de deliciosos chás e petiscos.
Apareçam!
19 dezembro 2014
Audiência Pública debate o fechamento da Escola Porto Alegre
18/12/2014
Foto: Ederson Nunes
Diretora da escola, Jacqueline Junker,
Abaixo-assinado em favor da Permanência na Escola
Jacqueline Sanchotene
Coordenadora
Movimento Viva Gasômetro
Diretora da escola, Jacqueline Junker,
Abaixo-assinado em favor da Permanência na Escola
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu uma audiência pública na noite desta quarta-feira (17/12) para debater a polêmica que envolve o fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), localizada no Centro Histórico, que atende a 120 alunos moradores de rua de 15 a 18 anos de idade na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta da Prefeitura é remanejar os estudantes para o Cmet Paulo Freire, no Bairro Santana, a partir de junho de 2015. A atual sede da EPA, com 19 anos de existência, dará lugar a uma escola municipal de Educação Infantil que atenderá a cerca de 80 crianças.
A decisão do governo municipal causou indignação por parte da direção, dos alunos e representantes populares que lutam pelo serviço de inclusão da população de rua. Conforme a representante do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Veridiana Machado, depois de 19 anos de história no atendimento das pessoas em situação de rua, agora a EPA está sofrendo a maior violência e violação dos direitos básicos de assistência social e cidadania. “A gestão Fortunati avisou a escola, 30 dias antes de terminar o ano, que a EPA vai fechar, sem considerar a dinâmica dos alunos que são atendidos. Queremos uma solução e uma alternativa que já propusemos em um grupo de trabalho. Até agora nada foi discutido, só imposto pelo governo.”, observou Veridiana.
Para a representante da Secretaria Municipal de Educação, Simone Lovatto, o atendimento da Educação Infantil deve ser feito prioritariamente pelo poder público municipal. “Temos 768 crianças em lista de espera para vagas nas creches da Capital. A ideia inicial é atender às regras da Constituição Federal, que determina que a Educação Infantil precisa ser priorizada. Os atuais estudantes da EPA serão transferidos para o Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire (Cmet). Lá teremos uma melhor infraestrutura e mais possibilidades de qualificação profissional, com salas de integração e recursos, letramento, psico-pedagogia, além do Pronatec, onde os alunos serão atendidos pelos professores que hoje atuam na EPA.”
De acordo com a Smed, dos 120 estudantes matriculados na escola, apenas 38 frequentam regularmente as salas de aula. O conselheiro Tutelar Cristiano Aristimunha afirmou que os órgãos relacionados à criança e adolescentes não foram devidamente consultados neste processo de transição.
Segundo a representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Luciane Escouto, a Prefeitura vive um processo de retrocesso. “O Conselho de assistência trabalha com o empoderamento das pessoas em situação de rua. Quando temos um Plano Nacional para as pessoas em situação de rua se precisa trabalhar de forma emancipada: educação, assistência e saúde, estamos retrocedendo. O trabalho pedagógico é muito bem feito na EPA. Hoje as pessoas que estão aqui foram abrigados na Fasc e foram alunos da EPA desde criança.”, relatou Luciane, ressaltando que a população em situação de rua está em crescente ascensão em Porto Alegre.
O representante do Movimento Nacional da população de rua do RS (MNPR), Richard Gomes de Campos, ratificou que há uma divergência imposta pelo Plano Nacional de enfrentamento à Situação de Rua. “Não sabemos se a iniciativa foi criada para realmente enfrentar a situação de rua, na cidade, ou enfrentar (literalmente em combate), as pessoas em situação de rua. É inaceitável este governo truculento e autoritário. A EPA não é uma luta apenas das pessoas em situação de rua, é uma luta da população da Capital que tem uma visão diferenciada”, defendeu Richard.
O vereador Cláudio Janta (SDD) destacou que é a primeira vez que ele vê o governo querendo fechar uma escola. “Fechar uma escola é a mesma coisa que queimar livros. Devemos construir creches. O Legislativo não pode permitir que nenhuma escola em Porto Alegre feche suas portas, assim como nenhum posto de saúde pode fechar. Temos demandas de creches, desde 2005.”, criticou Janta.
Para Bernardino Vendruscolo (PROS), a bandeira do PDT é a educação. “Por que mexer naquilo que está dando certo? Está na hora do governo olhar para o povo. Saímos para viagens ao exterior levando a bandeira da participação social e popular e, aqui, não está sendo realizado isto”, enfatizou.
A vereadora Sofia Cavedon (PT) alega que a EPA é essencial na abordagem de rua, na medida que promove a metodologia pedagógica de reconstrução dos projetos de vida, passando pelo acolhimento e acompanhamento social. “Não se trata somente de uma questão de assistência, nem de saúde. Precisamos trabalhar num sistema integrado. Sugiro que esta Casa constitua uma comissão especial para tratar do papel da educação e o diagnóstico de rua”, declarou Sofia
A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) lamentou a posição intransigente e autoritária da Prefeitura em manter a decisão de fechar a escola. “É inadmissível que a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, não venha a esta audiência. É um desrespeito completo. Nós apresentamos três alternativas para transferir a Educação Infantil no Centro e o Executivo não quis analisar nenhuma”, disse Fernanda, afirmando que os representantes de alunos e movimentos populares estudam a possibilidade de de uma ação civil pública contestando o fechamento da escola.
Abaixo-assinado
Ao final da audiência, a diretora da escola, Jacqueline Junker, entregou um abaixo-assinado a favor da permanência da escola, com mais de 500 assinaturas, para o presidente do Legislativo, vereador Professor Garcia (PMDB), que presidiu a audiência pública. Garcia registrou o recebimento e devolveu o documento para a diretora entregar ao prefeito José Fortunati.
Participaram da audiência também conselheiros do Orçamento Participativo; representantes de Conselhos Tutelares; Movimento Viva Gasômetro*; Grêmio Estudantil da EPA; além da secretária adjunta da Smed, Maria da Graça Gomes Paiva; o secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio; o representante da Atempa, Alexandre Wood, e o representante do Cress, Alberto Terres.
Participaram da audiência também conselheiros do Orçamento Participativo; representantes de Conselhos Tutelares; Movimento Viva Gasômetro*; Grêmio Estudantil da EPA; além da secretária adjunta da Smed, Maria da Graça Gomes Paiva; o secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio; o representante da Atempa, Alexandre Wood, e o representante do Cress, Alberto Terres.
Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088) Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
* Nossa fala na íntegra:
"Prezadas Vereadoras, prezados vereadores e público em geral
A Escola Porto Alegre a “Epa” faz parte da história do Viva Gasômetro. A
EPA faz parte da nossa maior conquista a
criação do Parque do Gasômetro.
A
EPA é formada por pessoas as quais aprendemos a reconhecer, a gostar. Como
esquecer o Fernando, menino que fez parte da primeira turma de formandos da EPA
a cerca de 3 anos atrás. Fernando se formou, trabalha e constituiu família,!
Como esquecer o Paulo que hoje trabalha nas Lojas Paquetá, tem também o Rafael
talvez o mais meninão de todos afetuoso com os que o cercam. E assim por
diante...
Durante
o
evento dos terceiros sábados culturais-eventos que o Viva Gasômetro
promoveu durante 4 anos- a EPA foi parceira. E lá estavam os alunos e os professores mostrando o belo papel
reclicado e também as belas cerâmicas produzidas pelos alunos com orientação
dos mestres.
Como
esquecer a professora de cerâmica que além de ensinar o ofício da cerâmica
estava formando a primeira Orquestra com instrumento de barro, todos eles
absolutamente encantadores visualmente e também pelo som que emitiam.
Vimos
o cabelo de alguns professores branquearem, os filhos crescerem. Arriscamo-nos
a dizer a EPA faz parte de nós.
Voltamos a fazer apelo a
suas Excelências Prefeito José Fortunati e Vice-Prefeito Sebastião Melopara que
a Escola Porto Alegre a “EPA” permaneça na sede da Washington Luiz."
Coordenadora
Movimento Viva Gasômetro
15 dezembro 2014
VIVA 16/12/2014!
Amanhã dia 16 de Dezembro completaremos 8 anos de existência. Muitas lutas, muitas batalhas vencidas e muitas por vencer, mas agora é hora de comemorar, pois estamos firmes e fortes!
No dia 16 a partir das 20h30min estaremos comemorando no seguinte endereço: Rua General Salustiano n º 294, é só aparecer.
Ah, quem puder traga algum petisco, ou um refrigerante, quem não puder não tem problema é só comparecer e...comemorar!
14 dezembro 2014
Yoga na praça do dia 14 de Dezembro de 2014! Muito bom!
Domingo e novamente estávamos na Praça Júlio Mesquita!
Mais fotos de mais este evento no seguinte link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.310455252485023.1073741859.108329779364239&type=3
Mais fotos de mais este evento no seguinte link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.310455252485023.1073741859.108329779364239&type=3
13 dezembro 2014
Domingo as 10 h 30 min tem "Yoga na Praça"!
Neste domingo na Praça Júlio Mesquita no Gasômetro continuaremos a praticar Yoga. Desta vez a instrutora será a Mercedes Bodê,a nossa Mercedoca!
Compareçam!
08 dezembro 2014
"Yoga na Praça" de 7 de dezembro de 2014
Na foto as instrutoras de Yoga Mercedes Bodê e Clotildes Daitx(de costas). Mais fotos no link:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.308364942694054.1073741858.108329779364239&type=3
07 dezembro 2014
Domingo tem: "Yoga na Praça"!
Neste domingo a instrutora será a Mercedes Bodê.
Compareçam:
Onde: Praça Júlio Mesquita, frente a Usina no Gasômetro.
Hora: 10h30min
30 novembro 2014
Integra do discurso proferido na Tribuna Popular da Câmara Municipal do dia 27 de novembro de 2014
"Prezadas
Vereadoras, prezados vereadores,
Esta é a 14 ª Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto
Alegre que ocupamos. Somado ao “Período de Comunicações” ocupado por uma
vez são quinze as vezes que estivemos neste
espaço. Isto demonstra o quão democrática é esta casa, e também a importância desta
nas conquistas do Viva Gasômetro e da população de Porto Alegre.
Hoje prestes a comemorar o 8º aniversário-que serão
completados no próximo dia 16 de dezembro- viemos a esta casa reafirmar mais
uma vez a continuidade de nossas lutas.
Após as conquistas da inserção do “Parque do Gasômetro” no
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e da delimitação e da forma
que este terá é chegada a hora de acelerarmos
as reuniões do GT “Parque do Gasômetro”.
Tivemos duas produtivas reuniões do GT acima citado. No
último encontro- à meses atrás- foi criado um sub grupo, este sub grupo é
técnico composto basicamente por secretarias e órgãos municipais.
Fazemos aqui apelo ao Executivo Municipal em especial as Suas
Excelências Prefeito José Fortunati e Vice-Prefeito Sebastião Melo para que deem celeridade ao GT “Parque do
Gasômetro”.
Também as suas Excelências Prefeito José Fortunati e
Vice-Prefeito Sebastião Melo fazemos apelo para que a Escola Porto Alegre a “EPA”
permaneça na sede da Washington Luiz, a EPA faz parte da história do Viva
Gasômetro, a EPA faz parte da história da criação do Parque do Gasômetro. Entre
outras parcerias que temos está o alerta feito para que aquele prédio, que para nós era mais um prédio
velho em estado de abandono (frente a esta casa) era a “verdadeira Usina do Gasômetro”. Hoje
esta área faz parte da área conquistada para o nosso Parque.
Por fim, antes de passar a palavra para o Sr. Eduardo Hahn Superintendente do
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio
Grande do Sul queremos agradecer a nossos parceiros e participantes entre
estes, as Vereadoras e Vereadores desta
casa, as instrutoras de Yoga Mercedes Bodê e Clotildes Daitx e a Escola Superior de Propaganda e
Marketing/ESPM.
Muito obrigada.
Jacqueline Sanchotene
Coordenadora"
29 novembro 2014
Domingo 10h30min "Yoga na Praça" na Júlio Mesquita frente a Usina!
Neste domingo a instrutora será Mercedes Bodê. Após a aula de yoga nosso tradicional piquenique.
Não precisa inscrição prévia.
Compareçam!
27 novembro 2014
TRIBUNA POPULAR
27/11/2014
Plenário
Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo
)
Movimento Viva Gasômetro defende permanência da EPA
O Movimento Viva Gasômetro participou do período de Tribuna Popular da sessão ordinária de hoje (27/11). Representado pela coordenadora, Jacqueline Sanchotene, o movimento demonstrou preocupação com a situação da Escola Porto Alegre, situada na rua Washington Luiz, cujo fechamento, pela Prefeitura, está previsto para 2015. Para Jacqueline, a EPA faz parte da história do Parque Gasômetro e deve permanecer em sua sede atual.
Jacqueline também tratou da criação do Corredor Parque Gasômetro. Segundo ela, foi criado um subgrupo, dentro do Viva Gasômetro, para estudar o desenvolvimento do novo parque, proposto este ano pelo Executivo. Esta foi a 15º participação do movimento nas sessões plenárias da Câmara Municipal. “Isso demonstra o quão democrática é essa Casa e importante nas conquistas do Viva Gasômetro”, destacou a coordenadora.
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico no Rio Grande do Sul, Eduardo Hahn, também se manifestou no período. Hahn se mostrou favorável ao projeto do Corredor Parque Gasômetro, explicando que a proposta visa devolver a comunicação do rio com a cidade. Segundo ele, a ação também auxiliaria em museus e bibliotecas da região.“É uma forma de valorização cultural das instituições”, disse.
Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo
)
Hoje!Tribuna Popular Câmara Municipal com Jacqueline Sanchotene e Eduardo Hann/IPHAN
Prezados e prezadas!
Hoje no início da tarde às 14h ocuparemos a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Importante contar com a presença de todos.
Coordenação Movimento Viva Gasômetro
http://www.camarapoa.rs.gov.br/
23 novembro 2014
Fotos "Yoga na Praça" de 23 de novembro de 2014
Desta vez a instrutora foi a Clotildes Daitx. A aula estava ótima! Após a praticarmos yoga muita conversa e bolo com chá! Uma delicia! Domingo que vem tem mais! Sempre as 10h30min na Praça Júlio Mesquita frente a Usina do Gasômetro.
Compareçam!
22 novembro 2014
Domingo tem:"Yoga na Praça"
Praça Júlio Mesquita Centro de Porto Alegre, ali na frente da Usina do Gasômetro. É só aparecer!
Desta vez a instrutora será a Clotildes Daitx. Sempre às 10h30min de todos os domingos de tempo bom!
Até breve!
20 novembro 2014
Fotinhos do programa "Yoga na Praça" do domingo dia 16 de novembro!
Domingão teve "chai" indiano e a instrutora Mercedes Bodê de retorno.
Longas conversas e decisões tomadas sobre atividades do Viva Gasômetro.
Quem quiser ver mais é só acessar o link a baixo e ver mais fotos!
https://www.facebook.com/vivagasometro.movimento/photos_stream?tab=photos_albums
15 novembro 2014
Domingo tem! "Yoga na Praça"!
Índia: Cena de evento religioso no Rio Ganges
Mercedes Bodê
Como havíamos prometido neste domingo retomaremos as aulas de yoga do programa "Yoga na Praça".
As 10 h 30 min estaremos na Praça Júlio Mesquita. Logo após a aula -em nosso já tradicional piquenique- degustaremos um delicioso "chai" trazido da Índia pela Mercedes Bodê coordenadora do programa "Yoga na Praça". Junto com o "chai" Mercedes trouxe lindas e sábias historias para nos contar.
Compareçam! Com certeza será emocionante!
10 novembro 2014
VI ENCONTRO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
PROGRAMAÇÃO VI ENCONTRO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Local: Auditório do Palácio - Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Data: 12/11/2014 à 14/11/2014
Outras informações e inscrições: www.abrampa.org.br/
congresso_portoalegre
Quarta-Feira, 12/11/14
18h00 – 19h00 Credenciamento
19h00 – 19h30 Abertura Oficial com Homenagem a José Eduardo de Ramos Rodrigues
19h30 – 20h30 Palestra Magna: “Cidade, Sustentabilidade, Patrimônio e consciência da
totalidade”, Eduardo Yázigi (USP).
20h30 – 21h00 Lançamento de Obras Jurídicas
21h00 – 23h00 Confraternização
Quinta-Feira, 13/11/14
09h00 – 12h00 Painel I: Experiências da atuação do Ministério Público na valorização do
Patrimônio Cultural
Presidente de Mesa: Jarbas Soares Júnior (CNMP)
- “Experiências do NUDEPHAC – Núcleo do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Bahia”,
Edvaldo Gomes Vivas (MPBA).
- “Experiências do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do Ministério
Público de Santa Catarina”, Rui Arno Richter (MPSC).
- “Experiências do Ministério Público do Estado do Maranhão”, Luis Fernando Cabral Barreto
Junior (MPMA).
- “Atuação coordenada do Ministério Público Federal na defesa do Patrimônio Cultural”,
Sandra Cureau (MPF).
12h00 - 13h30 Intervalo Almoço
13h30 – 15h30 Painel II: Patrimônio Cultural nas cidades
- “Evolução das ambiências urbanas e Patrimônio Cultural”, Eduardo Hanh (IPHAN/RS).
- “Influências do Patrimônio Cultural na paisagem urbana”, Miriam Sartori Rodrigues (IPHAE/
RS).
- “Experiência participativa no município de Areias/Paraíba”, Lúcia Giovanna (AMAR –
Associação dos Amigos de Areia).
- “Atuação da DEFENDER na defesa do Patrimônio Cultural urbano”, Telmo Padilha
(DEFENDER).
15h30 – 16h00 Coffee-Break
16h00 – 18h00 Painel III: Aspectos negligenciados na proteção e valorização do Patrimônio
Cultural
- “Proteção da arte funerária – Inventário dos cemitérios São José I e II”, Luiza Fabiana Neitzke
de Carvalho (UFPEL).
- “Paleontologia e Geodiversidade”, Antônio Liccardo (UEPG).
- “Experiências do Ministério Público no Estado do Rio Grande do Sul na proteção e valorização
do Patrimônio Arquivístico”, Ana Maria Moreira Marchesan (MPRS) .
- “A água como Patrimônio Cultural e as possibilidades de atuação do Ministério Público”,
Luciano José Alvarenga (MPMG).
18h00 Encerramento das atividades do dia
Sexta-Feira, 14/11/14
09h00 - 12h00 Painel IV: Gestão de bens culturais
- “Programa de recuperação e valorização dos prédios históricos da UFRGS”, Diego de Vincenzi
(UFRGS).
- “Tombamento como instrumento de gestão do Patrimônio Cultural”, Marcos Paulo de Souza
Miranda (MPMG).
- “Unidades de conservação e Patrimônio Cultural”, Márcia Leuzinger (PGE/PR).
- “Instrumentos urbano ambientais de preservação e valorização do Patrimônio Cultural
previstos no Estatuto da Cidade”, Vanêsca Prestes (PGM/POA).
- “O caso da vila de Paranabicaíba”, José Luiz Saikali (MPSP).
- “Experiência de São Luiz de Paraitinga”, Manuel Sérgio da Rocha Monteiro (MPSP).
12h00 - 13h30 Intervalo Almoço
13h30 – 15h30 Painel V: Patrimônio Cultural como alternativa econômica
- “O tombamento do núcleo urbano do município de Jaguarão/Rio Grande do Sul e suas
repercussões”, Ana Lúcia de Oliveira (UFPEL).
- “Itinerários culturais: Rota da imigração”, Dalmo Vieira Filho (IPHAN/SC).
- “Turismo arqueológico no Parque Nacional da Serra da Capivara/Piauí”, Niéde Guidón
(FUNDHAM/PI).
- “Revitalização de centros históricos”, Cristina Meneguollo (UNICAMP)
15h30 – 16h00 Coffee-Break
16h00 – 16h30 Case Patrocinador
16h30 – 17h00 Leitura da Carta Conclusiva
17h00 – 17h30 Encerramento do Evento
08 novembro 2014
Atenção!
As aulas de Yoga do programa "Yoga na Praça" serão retomadas no domingo dia 16 de dezembro.
Após a aula, em nosso tradicional piquenique a Mercedes conversará sobre sua viagem a Índia e a Clotildes falará sobre os novos ensinamentos de medicina Ayerveda que ela adquiriu.
Compareçam!
Será imperdivel!
05 novembro 2014
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do SUL/AL RS
Comissão recebe demanda do Movimento Viva Gasômetro para utilizar a Tribuna Popular na ALRS
Luiz Osellame - MTE 9500 | Agência de Notícias - 12:16-29/10/2014 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373
Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (29), a Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Dr Basegio (PDT), recebeu demanda do Movimento Viva Gasômetro para utilização da Tribuna Popular no Parlamento gaúcho.
O presidente do órgão técnico explicou aos demais parlamentares que a Ouvidoria da Assembleia Legislativa recebeu demanda do Movimento Viva Gasômetro para ocupar o espaço da Tribuna Popular. Basegio destacou que a referida demanda feita à Ouvidoria foi encaminhada à Comissão de Participação Legislativa Popular, que elaborou parecer a ser submetido à apreciação da Mesa Diretora da Casa.
A Tribuna Popular é regulamentada pelo artigo 262-E, do Regimento Interno da Assembleia, e pela Resolução de Mesa 571/2004. Esta estabelece que, para participar, a entidade deverá anexar ao requerimento de solicitação o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral emitido pela Receita Federal. "Vamos encaminhar o parecer da Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular para que a Mesa Diretora delibere sobre o tema", concluiu Basegio.
O deputado João Fischer (PP) defendeu que as entidades que se habilitarem para utilizar o espaço da Tribuna Popular tenham personalidade jurídica constituída.
Participação popular
A presidente do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene sublinhou que a entidade apenas busca usufruir do Espaço da Tribuna Popular da Assembleia porque considera que este seja um local privilegiado para tratar das demandas da sociedade gaúcha. "A gente reconhece o Parlamento gaúcho como um fórum para as nossas reivindicações", concluiu.
Presenças
Também participaram da reunião desta manhã os deputados Ciro Simoni (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB), Stela Farias (PT), Elisabete Felice (PSDB) e Carlos Gomes (PRB).
Coordenação Movimento Viva Gasômetro
Coordenação Movimento Viva Gasômetro
01 novembro 2014
É só para lembrar!
As intrutoras Mercedes Bodê e Clotildes Daitx retornarão melhores ainda!
Mercedes, retornará de viagem de aperfeiçoamento a India, e a Clotildes Daitx, voltará com ainda mais ensinamentos da medicina Ayerveda.
Então vocês já sabem domingo dia 9 de novembro todos e todas na Praça Júlio Mesquita em frente a Usina no Gasômetro!
Apareçam!
18 outubro 2014
"Yoga na Praça"
Amanhã a confirmação da aula de Yoga está sujeita a confirmação o tempo bom e também da verificação da umidade sobre a praça pois choveu muito nos últimos dias.
Se não for chover mas a praça estiver úmida a coordenação do Movimento estará na praça Júlio Mesquita, a partir das 10h30min, para conversar com os participantes e simpatizantes do Viva Gasômetro, ouvindo pleitos da comunidade para nossa região.
Felicidades!
16 outubro 2014
CARTA ABERTA DA COMUNIDADE EPA À POPULAÇÃO
CARTA ABERTA DA COMUNIDADE EPA À POPULAÇÃO
Acabamos de receber a triste notícia de que, por determinação da Secretaria Municipal, a EMEF PORTO ALEGRE estará encerrando suas atividades na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para estudantes em situação de rua/moradia e/ou de vulnerabilidade social, no mês de dezembro do corrente ano. Trata-se de uma decisão arbitrária e unilateral, já que, em nenhum momento, houve qualquer tentativa de diálogo com a comunidade escolar. Tal notícia foi recebida por nossos estudantes com extremo pesar, pois reviveram todas as situações de abandono e de exclusão que vivenciaram tantas vezes em suas vidas.
A EMEF PORTO ALEGRE é um serviço especializado da Secretaria Municipal de Educação e, conforme consta no seu Projeto político-pedagógico, constitui-se num espaço de acolhimento, organização e socialização dos saberes, que atende para além da escolarização formal, com uma metodologia própria, perpassada pela política de redução de danos e tendo também como diferenciais o Serviço de Acolhimento, Integração e Acompanhamento/ SAIA e o Núcleo de Trabalho Educativo/ NTE.
É justamente essa proposta que a EPA vem executando nos seus dezenove anos de existência. Aqui os estudantes que se encontram nas situações acima descritas sentem-se acolhidos e atendidos integralmente: recebem uma alimentação de qualidade, dispõem de espaço para tomarem banho e lavarem suas roupas, participam do Projeto Meio-dia no qual realizam atividades dentro do espaço escolar. Participam, também, de atividades no Núcleo de Trabalho Educativo (cerâmica e papel artesanal). Tudo isso lhes possibilita construir modos de enfrentamento às situações de vulnerabilidade social a que estão diariamente expostos nas ruas da cidade.
No entanto, todas essas atividades estão a serviço de um objetivo muito maior: a educação formal, com práticas pedagógicas, que transcendem a mera reprodução/ aquisição de conhecimentos. Buscamos, sim, por meio de nossas práticas, oportunizarmos situações que propiciem aos estudantes (re)significarem a relação que têm com a aprendizagem, tornando-se sujeitos desse processo, estimulando-os a construírem projetos de vida autônomos.
A EPA é referência nacional em atendimento escolar à população em situação de rua e, num contexto em que as redes de apoio a essa população encontram-se extremamente fragilizadas, vem exercendo, na cidade de Porto Alegre, um papel fundamental em seu acolhimento e atendimento. Nesse sentido, preocupamo-nos com o destino que nossos estudantes terão após o fechamento de nossa escola. Como e por quem serão acolhidos em todas as suas especificidades?
Percebemos essa medida como mais uma forma de expropriar a população em situação de rua de seu direito constitucional a uma educação de qualidade. Nesse sentido, repudiamos a decisão arbitrária da Secretaria Municipal de Educação de fechar nossa escola e exigimos a permanência desta instituição em seu formato atual, que, como já mencionamos, é nacionalmente reconhecida pela relevância de seu trabalho com a população em situação de rua e/ou vulnerabilidade social.
Pelo direito constitucional de TODOS à educação de qualidade!
Porto Alegre, 15 de outubro de 2014.
A EMEF PORTO ALEGRE é um serviço especializado da Secretaria Municipal de Educação e, conforme consta no seu Projeto político-pedagógico, constitui-se num espaço de acolhimento, organização e socialização dos saberes, que atende para além da escolarização formal, com uma metodologia própria, perpassada pela política de redução de danos e tendo também como diferenciais o Serviço de Acolhimento, Integração e Acompanhamento/ SAIA e o Núcleo de Trabalho Educativo/ NTE.
É justamente essa proposta que a EPA vem executando nos seus dezenove anos de existência. Aqui os estudantes que se encontram nas situações acima descritas sentem-se acolhidos e atendidos integralmente: recebem uma alimentação de qualidade, dispõem de espaço para tomarem banho e lavarem suas roupas, participam do Projeto Meio-dia no qual realizam atividades dentro do espaço escolar. Participam, também, de atividades no Núcleo de Trabalho Educativo (cerâmica e papel artesanal). Tudo isso lhes possibilita construir modos de enfrentamento às situações de vulnerabilidade social a que estão diariamente expostos nas ruas da cidade.
No entanto, todas essas atividades estão a serviço de um objetivo muito maior: a educação formal, com práticas pedagógicas, que transcendem a mera reprodução/ aquisição de conhecimentos. Buscamos, sim, por meio de nossas práticas, oportunizarmos situações que propiciem aos estudantes (re)significarem a relação que têm com a aprendizagem, tornando-se sujeitos desse processo, estimulando-os a construírem projetos de vida autônomos.
A EPA é referência nacional em atendimento escolar à população em situação de rua e, num contexto em que as redes de apoio a essa população encontram-se extremamente fragilizadas, vem exercendo, na cidade de Porto Alegre, um papel fundamental em seu acolhimento e atendimento. Nesse sentido, preocupamo-nos com o destino que nossos estudantes terão após o fechamento de nossa escola. Como e por quem serão acolhidos em todas as suas especificidades?
Percebemos essa medida como mais uma forma de expropriar a população em situação de rua de seu direito constitucional a uma educação de qualidade. Nesse sentido, repudiamos a decisão arbitrária da Secretaria Municipal de Educação de fechar nossa escola e exigimos a permanência desta instituição em seu formato atual, que, como já mencionamos, é nacionalmente reconhecida pela relevância de seu trabalho com a população em situação de rua e/ou vulnerabilidade social.
Pelo direito constitucional de TODOS à educação de qualidade!
Porto Alegre, 15 de outubro de 2014.
Comunidade Escolar da EPA.
Na tarde de hoje soubemos através das redes sociais a notícia que publicizamos acima.
No primeiro momento pensamos que a notícia não procedia. Após algumas ações, confirmamos a informação procede.
Queremos aqui fazer apelo a Sua Excelência Prefeito Municipal José Fortunati para que reconsidere esta posição.
A EPA é parceira do Viva Gasômetro a muitos anos,diversas as lutas que empreendemos juntos. Estamos juntos com a "comunidade EPA" na luta pela permanência da escola na sede da Washington Luiz.
Jacqueline Sanchotene
Coordenadora
Diretora da Escola EPA Maria Beatriz Stumpf, aluno EPA e Jacqueline Sanchotene
11 outubro 2014
RELEMBRANDO!
Neste domingo não teremos "Yoga na Praça".
Outubro será um mês de especialização das nossas instrutoras Mercedes Bodê e Clotildes Daitx.
A Mercedes está em viagem a Índia. A partir do início do mês de novembro Mercedes estará de volta a Porto Alegre, retornando também as aulas com ela.
A Clô, está fazendo um curso de Ayurveda, durante os finais de semana de outubro. O único dia em que teremos "Yoga na Praça" em outubro será no dia 19.
04 outubro 2014
Atenção!
Neste domingo de eleições não teremos "Yoga na Praça".
Outubro será um mês de especialização das nossas instrutoras Mercedes Bodê (foto acima) e Clotildes Daitx (foto abaixo).
A Mercedes está em viagem a Índia-a foto acima foi feita em Dubai!-a caminho da Índia. A partir do início do mês de novembro Mercedes estará de volta a Porto Alegre, retornando também as aulas com ela.
A Clô, está fazendo um curso de Ayurveda, durante os finais de semana de outubro. O único dia em que teremos "Yoga na Praça" em outubro será no dia 19.
Neste período estaremos a disposição dos participantes através de nossas redes sociais.
27 setembro 2014
Domingo 10h30min "Yoga na Praça!"
Neste domingo a instrutora será a Mercedes Bodê. Após a aula, nosso tradicional piquenique e brechó.
Esta ação é também despedida da Mercedes Bodê que fará temporada de aperfeiçoamento na Índia.
Compareçam!
Todos serão bem vindos!
21 setembro 2014
16 setembro 2014
PRIMAVERA ESTA CHEGANDO...!!!
A cada ano a natureza nos oferece um rito de renovação!
Vamos comemorar a chegada da primavera dia 21(domingo) durante nossa aula de Yoga que tem inicio sempre as 10 h 30 min.
Local: Praça Júlio Mesquita,em frente a Usina no Gasômetro.
Apos aula de Yoga, faremos um brecho incrível, em frente a praça, na Rua General Salustiano nº 294.
14 setembro 2014
Assinar:
Postagens (Atom)