13 setembro 2013

Notícia Jornal do Comércio edição impressa de 13/09/2013

CÂMARA DE PORTO ALEGRE 

Parque do Gasômetro volta a ser debatido

Consenso sobre o projeto passa por acordo sobre a remoção da estrutura do aeromóvel e a construção de passarelas
Foto: Francielle Caetano
Jacqueline(e) apontou soluções para criação do 
"Corredor Parque do Gasômetro"

O Ministério Público (MP) e a Câmara Municipal de Porto Alegre mediaram mais um encontro, na manhã desta quinta-feira, entre a prefeitura da Capital e o movimento Viva Gasômetro na tentativa de chegar a acordo sobre a criação do Parque do Gasômetro. A área, prevista no Plano Diretor de Porto Alegre desde 2010, ainda não foi tirada do papel pela gestão José Fortunati (PDT).

O Parque do Gasômetro reunirá as praças Brigadeiro Sampaio e Julio Mesquita, além de trechos do entorno do aeromóvel. A negociação pela criação do espaço envolve o pedido de áreas de propriedade dos departamentos municipais de Água e Esgoto (Dmae) e de Esgotos Pluviais (DEP) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).                
                                                                                             
O movimento Viva Gasômetro, idealizador da emenda que deu origem ao item que cria o parque, avaliou que a reunião foi importante porque reuniu os principais interessados na criação da área, além dos proprietários de áreas que serão incorporadas ao parque. “Está havendo uma convergência muito grande”, analisou a ativista Jacqueline Sanchotene.

A representante do grupo entregou ofício com itens necessários para o acordo com a prefeitura, como a remoção da estrutura do aeromóvel e a construção de passarelas da praça Julio Mesquita para a orla do Gasômetro. Jacqueline acredita na possibilidade de MP e a prefeitura chegarem a um acordo sobre o tema em breve.

O secretário adjunto municipal de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Glênio Bohrer, destacou o interesse de “chegar ao consenso, em razão da importância das melhorias nos espaços públicos e na qualidade de vida da população”, mas salientou que “existem etapas legais e técnicas a serem cumpridas”.

Uma nova reunião foi agendada para 10 de outubro às 9h30min. O presidente da Câmara, Thiago Duarte (PDT), e a promotora de Defesa do Meio Ambiente Ana Maria Marchesan conduziram a reunião no Legislativo.
Foto:Claudia Fachell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.