12 setembro 2013

Hoje na Câmara Municipal!



Jacqueline (e) apontou soluções para criação do Parque Corredor do Gasômetro

Câmara, MP e Viva Gasômetro discutem a criação do Parque Corredor do Gasômetro


O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), esteve reunido, na manhã desta quinta-feira, (12/9), com a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Ana Maria Marchesan, representantes da Prefeitura Municipal, do Incra e a presidente do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene. O objetivo da reunião foi apresentar proposta para implantação do Parque Corredor do Gasômetro, que integrará as Praças Brigadeiro Sampaio, Julio Mesquita e áreas no entorno do aeromóvel e que, atualmente, são utilizadas pelo Dmae, DEP e Incra.

A proposta da criação do Parque Corredor do Gasômetro está dentro do conceito de qualificação dos espaços urbanos, melhorias na mobilidade urbana da população e a manutenção de áreas verdes da cidade. Também proporciona a integração entre os parques próximos ao local, Maurício Sirotsky Sobrinho e Marinha do Brasil, juntando-se aos grandes investimentos na Orla do Guaíba e Cais Mauá. A criação do parque é um dos itens da Lei Complementar 646 do Plano Diretor de Porto Alegre, que teve a revisão sancionada pelo prefeito José Fortunati (PDT) em 22 de julho de 2010. De acordo com o documento, a partir dessa data deveria ser apresentada, no prazo de 18 meses, uma lei específica que instituísse o parque. O período proposto expirou em janeiro do ano passado.   

Glênio Bohrer disse que existem etapas
legais e técnicas a serem cumpridas
Entre as ações que poderão fazer parte do projeto do Parque Corredor do Gasômetro, a presidente do Movimento Viva Gasômetro propôs, durante a reunião, a remoção da estrutura do aeromóvel, a construção de grandes passarelas da Praça Julio Mesquita para a Orla do Gasômetro, a suspensão do estacionamento previsto na Praça Julio Mesquita e compromisso da Prefeitura Municipal para que em até 10 anos seja realizado o entrincheiramento dos carros. “Alguns dos itens apontados como parte da solução do impasse foram apresentados pela procuradoria do Município na audiência realizada no Foro Municipal da Tristeza em 10 de abril”, disse Jacqueline Sanchotene.

De acordo com o secretário-adjunto de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Glênio Bohrer, “a reunião de hoje com a Câmara Municipal, Movimento Viva Gasômetro e o Ministério Público, foi positiva e queremos chegar ao consenso, em razão da importância nas melhorias nos espaços públicos e na qualidade de vida da população. Existem etapas legais e técnicas há serem cumpridas”, salientou. 

Com objetivo de assegurar e agilizar o projeto Parque Corredor do Gasômetro, Dr. Thiago Duarte agendou para o dia 10 de outubro, às 9h30min, uma nova reunião na Câmara Municipal juntamente com o Ministério Público, o vice-prefeito Sebastião Melo e representantes do Movimento Viva Gasômetro. 



Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Fotos: Francielle Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.