Hoje é nosso aniversário de 9 anos e temos muito a comemorar nesta data! Muitas lutas e entre vitórias importantes temos a conquista de quatro emendas ao Plano Diretor de Porto Alegre. Essas emendas dizem respeito a criação do Parque do Gasômetro, Largo Cultural do Gasômetro, Diretriz de Habitação Popular para os prédios vazios do Centro e Diretriz de comércio de porta de rua para os prédios vazios do Centro. Mas nossa maior conquista é você que compartilha seus momentos conosco, seja nas lutas políticas, em atividades culturais e de saúde, em todas elas todos são sempre bem vindos!
Em 2016 continuaremos nossa luta pela efetiva criação do Parque do Gasômetro, lutaremos também pela efetivação das três outras emenda conquistadas junto ao Plano Diretor de nossa cidade.
Mas, aniversário é COMEMORAÇÃO então, estão todos convidados para hoje a noite a partir das 20 h 30 min brindar com a gente na casa da nossa coordenadora, a Jacqueline Sanchotene, que fica em frente a Praça Júlio Mesquita. COMPAREÇAM!
No próximo domingo, após a nossa prática de Yoga, estaremos mais uma vez comemorando esta importante data. Por falar na prática da Yoga, desta vez a instrutora será a Clotildes Daitx. Aguardamos vocês!
E para quem pouco conhece a nossa história a seguir contamos um pouquinho dela!
Criado em 2006 por moradores indignados com o descaso do poder público e da população em relação à área central de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, o Movimento Viva Gasômetro luta pela revitalização da Praça Júlio Mesquita e de seus arredores. Quer, também, tornar a região central da capital gaúcha uma referência em ecologia, cultura e saúde.
Sem a intenção de fundar um movimento, a primeira manifestação do grupo de moradores aconteceu no dia 16 de dezembro de 2006, quando os integrantes se reuniram na Praça Júlio Mesquita (mais conhecida como a Praça do Aeromóvel) para protestar contra o lixo que era descartado incorretamente no local. Em 2007, no Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 5 de junho – foi realizada a primeira ação cultural. O filme-documentário sobre a vida de José Lutzenberger trouxe lições sobre ecologia, além dos ensinamentos apresentados pela peça de teatro dos garis do DMLU, que mostrou o correto descarte do lixo. De junho de 2007 a dezembro de 2010 foram realizadas ações culturais no terceiro sábado de cada mês, exceto nos que o clima não colaborou (como a atividade era realizada a céu aberto, em dias de tempestade era preciso cancelar).
Em 2012, o Movimento Viva Gasômetro reformulou as suas ações e acrescentou mais uma bandeira: a da saúde. Agora, todos os domingos pela manhã são promovidas aulas de Yoga na Praça Júlio Mesquita.
Além das ações, o movimento possui uma forte atuação política, lutando com as autoridades competentes por melhoria no centro histórico da capital gaúcha. Uma das principais luta foi a criação do Parque e do Largo do Gasômetro, sancionada no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre pelo atual prefeito da capital, José Fortunati, em julho de 2010. Além disso, até hoje, já foram conquistados oito bancos, lixeiras, canteiros, mudas de Ipês Amarelos, brinquedos e capina com maior frequencia para a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.