01 agosto 2013

Matéria site Câmara Municipal de Porto Alegre



Foto: Cristiane Moreira
Reivindicação feita na tribuna foi acompanhada por integrantes do movimento
Foto: Cristiane Moreira
Para Mercedes, passarela não é solução

Tribuna Popular

Viva Gasômetro volta a pedir criação de parque

Duas representantes do Movimento Viva Gasômetro ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre na sessão ordinária desta quinta-feira (1º/8) – a primeira depois do recesso de julho - para pedir a efetiva criação do Parque Usina do Gasômetro. Jacqueline Sanchotene, coordenadora do movimento, e Mercedes Bodê, coordenadora do programa de yoga da entidade, fizeram um apelo aos vereadores para que busquem a realização das diretrizes de humanização do Centro previstas no Plano Diretor.
O diálogo entre os poderes públicos, a população e os movimentos sociais, como forma de evitar “o endurecimento das relações”, foi defendido por Jacqueline. Segundo ela, com diálogo, o movimento conquistou a inclusão de importantes diretrizes no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental que precisam ser postas em prática. Entre elas, citou a criação do Corredor Parque do Gasômetro e do Largo Cultural do Gasômetro, além da destinação dos prédios vazios para habitação popular entre outros fins. “Lutaremos até que se tornem realidade”, disse.
Jacqueline ainda afirmou que o Movimento luta pelo tombamento “da verdadeira usina de gás”, localizada na frente da Câmara Municipal, também lamentou o incêndio no Mercado Público e pediu que os vereadores, ao analisarem o Orçamento da cidade, garantam a possibilidade de realizar as diretrizes citadas. “Fica o apelo”, declarou.
Mercedes Bodê pediu “que os vereadores honrem os votos recebidos” para colocar em prática a construção do Parque do Gasômetro. Conforme Mercedes, aos domingos a região do entorno da Usina, na orla do Guaíba, fica lotada, portanto traria riscos para a população apenas a construção de uma passarela sobre a Avenida João Goulart para integrar os dois lados da via. “De nossa parte, a meta maior é a construção do parque”, afirmou. “Uma passarela não será possível. Rogo que intercedam.”
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)



Jacqueline Sanchotene


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.