03 maio 2013

Parque do Gasômetro nossa posição


Esclarecimentos a Comunidade

A seis anos lutamos pela criação de um Parque  no Gasômetro, conquistamos o Parque, ele esta na Lei do Plano Diretor, lei maior do município. A data de "aniversário" desta conquista é 22 de julho de 2010, dia em que o chefe do Executivo Municipal sancionou o Plano Diretor, consagrando nosso Parque no Artigo 154 inciso XXI e anexos.

Mesmo depois de sancionado a lei que cria nosso Parque continuávamos cobrando do legislativo e dos mais diversos órgãos do Executivo que fosse criada a lei complementar que definiria através desta o tamanho e a forma como seria executado nosso parque.  Desde o primeiro momento expressávamos nosso desejo quanto a forma e a extensão do Parque, a forma que desejamos é com "entrincheiramento" dos carros e por cima deste um gramado unindo as praças Brigadeio Sampaio, Júlio Mesquita, Ponta do Cais Mauá e Orla do Gasômetro. A extensão, sempre defendemos, que o Parque tivesse início na Praça Brigadeiro Sampaio-logo após o término dos prédios do Exército- passando na frente da Usina e finalizando este junto a rótula onde esta localizada a escultora de pedras de Xico Stockinger. Esta é a nossa proposta, esta e somente esta.

No entanto, legalmente agora não temos como ter ingerência, queremos então expressar nosso inconformismo com qualquer tipo de acordo que venha a ser feito, pois ele estará fora da lei, sem falar é claro no absoluto desprezo pela  vontade e  pela luta popular. 

O Executivo e parte do legislativo "usa" uma falha cometida por eles, a não criação da lei complementar (ratificar o desejo da população pelo entrincheiramento dos carros e a extensão que compreenda a totalidade das Praças Brigadeiro Sampaio e Júlio Mesquita) para faltar com o desejo da população e criar uma via expressa no Gasômetro. 

Se confirmada a proposta abaixo, retirada do site da Prefeitura de Porto Alegre e apresentada a nós pela primeira vez durante a audiência no Forum da Tristeza no dia 10 de abril do corrente usaremos todos os meios legais para que a nossa concepção do Parque do Gasômetro permaneça.

Coordenação Movimento Viva Gasômetro

Prefeitura apresenta proposta para Parque Corredor do Gasômetro

02/05/2013 19:35:03

O vice-prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmtt, estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira, 2, com os promotores de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Ana Maria Marchesan, Annelise Monteiro Steigleder e Alexandre Saltz. O objetivo da reunião foi apresentar proposta para implantação do Parque Corredor do Gasômetro que integrará as Praças Brigadeiro Sampaio, Julio Mesquita e áreas no entorno do aeromóvel e que, atualmente, são utilizadas pelo Dmae, DEP e Incra.
Entre as outras ações que poderão fazer parte do projeto do Parque Corredor do Gasômetro, a prefeitura se propõe a remover a estrutura do aeromóvel e, ainda, realizar um reestudo sobre as árvores que poderiam permanecer na via e promover a compensação pela supressão de vegetais que estão no local onde é executada a obra de duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva. Além disso, a localização do estacionamento, previsto para a Praça Júlio Mesquita, também pode ser revista. “Estamos abertos a conversar e construir a melhor alternativa para a cidade. A criação do Parque está dentro desse contexto. Através do diálogo e da transparência chegaremos a um entendimento com a sociedade e os órgãos de controle”, afirmou o vice-prefeito, Sebastião Melo.
Conforme o secretário de Gestão, Urbano Schmitt, a proposta da criação do Parque Corredor do Gasômetro está dentro do conceito de qualificação dos espaços urbanos, melhorias na mobilidade urbana da população e a manutenção de áreas verdes da cidade. E também proporciona a integração entre os parques próximos ao local - Maurício Sirotsky Sobrinho e Marinha do Brasil, juntando-se aos grandes investimentos na Orla do Guaíba e Cais Mauá. "A reunião com os procuradores do Ministério Público foi positiva e queremos chegar ao entendimento, em razão da importância nas melhorias nos espaços público, na qualidade de vida da população e de viabilizar o projeto em andamento que vai beneficiar milhares de pessoas que se deslocam todos os dias para a zona Sul da Capital”, destacou Urbano.
Com objetivo de assegurar e agilizar o projeto Parque Corredor do Gasômetro, a prefeitura realizará nos próximos dias reunião na Câmara Municipal juntamente com o Ministério Público.  


/gasometro
Texto de: Cleber Moreira
Edição de: Gilmar Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.