25 março 2013

Nosso Final de Semana...

Prezadas e prezados,

Esta postagem provávelmente não agradará a todos. Mas não podemos nos furtar a nos posicionar sobre os acontecimentos no Gasômetro apartir da noite da última sexta-feira.

Apartir do momento acima apontado o som vindo da prainha do Gasômetro era ensurdecedor. Era o teste de som que estava sendo feito para a festa "Baile da Cidade" baile este que aconteceria na noite do sábado em comemoração aos 241 anos de nossa cidade. Mediante a muitos apelos o som foi abaixado, e durante o dia de sábado e a madrugada do domingo, exatamente até as 2h30min, estava em um altura "suportável". É claro que os reminiscentes da festa não nos deixaram dormir até em torno de 4h30min. Mas entendíamos, pois era uma festa e foi uma linda festa em homenagem a nossa cidade, festa a qual estiverem presente alguns de nossos integrantes e simpatizantes.


Mas veio o domingo... 

Eram 10h da manhã quando um som ensurdecedor tomou conta do Gasômetro. E desta vez o som vinha do palco montado ao lado da Usina. O som permaneceu ensurdecer até as 22h do domingo. O fim de semana de descanso de nós moradores do Gasômetro se transformou em uma "tortura", não tínhamos para onde fugir, pois afinal estávamos em nossas casas.

Nada disso teria acontecido se duas medidas simples tivessem sido tomadas. O primeiro de que o som emitido por qualquer festa obedeça os decibéis determinados pela lei que tem de ser fiscalizada por funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente/SMAM. A segunda observação, que fizemos a muitos anos  a SMAM e a Secretaria Municipal de Cultura, é de que os palcos, na Prainha do Gasômetro ou ao lado da Usina sejam virados para o Guaíba. Assim o som emitido iria para o Guaíba, permitindo que os moradores -o Gasômetro é local de residências- tivessem um mínimo de sossego durante o final de semana.

Vale registrar que recebemos inúmeras reclamações dos vizinhos e que nós do Viva Gasômetro comungamos com eles estas reclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.