22 setembro 2011

Discurso Tribuna Popular

Hoje, às 14h, foi realizada a 8ª Tribuna Popular do Viva Gasômetro. Gostaríamos de agradecer a todos os simpatizantes que estiveram presentes – como Lícia Peres, Nilza Lessa, Oswaldo de Oliveira, Mara Gazzola, Adriana Xaplin, Vinícius Vieira, Zilá Urroz e Maria Helena Sanchotene Braga, entre outros.

Aos que não puderam participar, disponibilizamos o discurso da coordenadora do Movimento, Jacqueline Sanchotene, na íntegra:

Porto Alegre, 22 de setembro de 2011

Tribuna Popular

Em agosto de 2007, na gestão da então vereadora Maria Celeste, o Movimento Viva Gasômetro ocupou este espaço pela primeira vez. Hoje, com está apresentação, somamos oito vezes na Tribuna Popular. Durante esse tempo, muita coisa mudou. Conseguimos progredir em nossas lutas, e é a efetivação delas que nos traz aqui mais uma vez.

Nossa principal luta é a efetiva criação do Parque do Gasômetro, que está abrigada no artigo 154, inciso XXI, do Plano Diretor. A emenda foi apresentada através do vereador Carlos Comassetto e aprovada por unanimidade na votação da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Este reza de 18 meses, contados da data de vigência do novo Plano Diretor (que foi em outubro de 2010), para criar a Lei Complementar que instituirá a criação do “Corredor Parque do Gasômetro”.

Cada vez mais fica evidente a necessidade da criação do Parque do Gasômetro. O cinturão verde que permeia a orla diminui a cada dia e a tendência é que continue. Alguns dos motivos para isso são a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, que corta o Parque Marinha e diminui significativamente a sua área verde, a probabilidade do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque da Harmônia, ser transformado em um Parque Temático Gaúcho e a obra do novo teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre que iniciará em breve bem próximo ao local.

Soma-se a isso a construção do prédio previsto ao lado da Usina do Gasômetro no projeto Cais Mauá. Como é de conhecimento público, a proposta não agrada em sua totalidade ao Movimento Viva Gasômetro, mas é fruto de uma construção democrática e por isso temos de respeitá-lo. Mas continuaremos atentos a este projeto, sugerindo ações que deverão ser pagas pelos empreendedores do projeto a título de compensação para nossa cidade.

Outra conquista importante de nosso movimento é a criação do Largo Cultural do Gasômetro, que está abrigada no Plano Diretor no artigo 154 inciso XIII. Este reza que esta casa terá doze meses a partir da implantação do novo Plano Diretor para criar a lei complementar, o que significa até o próximo mês de outubro. Neste pleito, além do aumento das calçadas da Rua General Salustiano, gostaríamos que fosse previsto o enterramento de cabos e fios de eletricidade e de telefonia e o restauro de algumas fachadas de casas antigas. Acreditamos que a criação do Largo Cultural do Gasômetro contribuirá para auxiliar no resgate histórico do local, onde nasceu nossa cidade. Para que efetivemos a criação do Parque e do Largo do Gasômetro é imprescindível a parceria dos vereadores desta casa.

Também precisamos do apoio de vocês para concretizar o pedido de Tombamento da Usina de Gás Carbonado, a verdadeira Usina do Gasômetro, localizada frente a esta casa. A denominação “Gasômetro” foi criada em 1874 quando a população se reunia para ver o pôr-do-sol no entorno da Usina de Gás Carbonado. O pedido de tombamento foi feito pelo Viva Gasômetro no dia 5 de março de 2010 ao Conselho do Patrimônio Histórico e continua em análise na Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural. Após primeiras sinalizações positivas não temos conseguido mais notícias sobre a confirmação ou não desta possibilidade. Este tombamento se faz urgente por dois motivos: pela preservação deste marco histórico e pela poeira tóxica emitida pela fábrica do DEP que hoje esta sediada neste prédio histórico, e prejudica o entorno, entre eles e principalmente os alunos e funcionários da Escola de Porto Alegre, que evitam de usar o ginásio esportivo construído recentemente para não serem prejudicados pela poeira. Acreditamos que após o tombamento e posterior restauro, a Usina de Gás Carbonado possa ainda sediar os grupos de teatro que hoje ensaiam no Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Ficamos felizes ao saber que o projeto do Bonde Histórico, da Secretaria Municipal de Planejamento, esta em fase adiantada. Queremos demonstrar mais uma vez o apreço que temos por este projeto. Acreditamos que e ele será uma grande contribuição para o resgate histórico da cidade. Vale lembrar que boa parte do trajeto previsto passa pelo local onde nasceu a nossa cidade, denominado pelos técnicos da SPM como "umbigo da cidade”.

Encerrando a nossa fala gostaríamos de deixar um alerta. O projeto aprovado em Comissão na Câmara dos Deputados que prevê Planos Diretores Metropolitanos. Queremos aqui sugerir aos vereadores atenção especial ao projeto do TECNA, que será uma referência para a indústria audiovisual brasileira. Suas instalações serão no antigo Seminário Maior, em Viamão. O TECNA é uma parceria da Fundação Cinema RS (Fundacine RS), do Parque Tecnológico da PUCRS e do Governo do Rio Grande do Sul. Poderá sediar as filmagens, em seus futuros estúdios, de comerciais a filmes de longa-metragem, o que irá atrair produções de outros estados e até do exterior. A chamada indústria criativa tem alto grau de empregabilidade, traz entretenimento e felicidade às pessoas.

Para finalizarmos, citamos novamente o Dalai Lama: "Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro..."

Abraços em todos,
Jacqueline Sanchotene
Coordenadora do Movimento Viva Gasômetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.