10 janeiro 2026

Super Sábado da Rádio Gaúcha: por que a Orla do Gasômetro ainda não foi recuperada?

Passados mais de um ano e meio desde as enchentes, a recuperação da orla de Porto Alegre segue inacabada. Diversos trechos continuam sem obras efetivas, abandonados e deteriorados, evidenciando a lentidão das respostas e a falta de prioridade para um espaço fundamental da cidade.

A orla de Porto Alegre, especialmente a Orla do Gasômetro, vive hoje uma situação de caos após as enchentes, com danos à infraestrutura, ao meio ambiente e à vida de quem frequenta e trabalha no local. Mais do que um espaço de lazer, a orla representa identidade, história e conexão da cidade com o Guaíba ,agora profundamente afetadas.

Mesmo diante da urgência, a reconstrução segue marcada pela demora e pelo descaso do poder público, agravando os prejuízos e prolongando o sofrimento da população. Diante desse cenário, o Viva Gasômetro se soma às forças de mobilização na luta pela recuperação da orla, defendendo uma reconstrução responsável, participativa e preparada para enfrentar os impactos da crise climática. Recuperar a Orla do Gasômetro não é apenas reconstruir o que foi perdido, mas garantir um futuro mais seguro, justo e resiliente para Porto Alegre.


06 janeiro 2026

2026!


3d feliz ano novo 2026 selo textura dourada

Um ano dourado para todos é o que desejamos! Com muita luz, saúde e paz!

Em tempo, repercutindo na mídia os 19 anos de luta do Viva Gasômetro, comemorado no último dia 16 de dezembro 2025. O Viva Gasômetro foi tema do mais importante colunista social do sul do país, Paulo Raymundo Gasparotto.

Jacqueline Sanchotene recebeu em sua casa, com visual da Usina do Gasômetro e da  orla   do  Guaíba, para assinalar os 19 anos do Viva Gasômetro, que conta com sua efetiva atuação. Mercedes Bode e Décio Azevedo, entre outros, passaram por lá. Outra comemoração  foi para   o  ex-vereador  Reginaldo Pujol, recentemente homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Porto Alegre, proposição da vereadora Comandante Nádia, com aprovação unânime dos demais. Vale relembrar: Pujol foi eleito para 10 mandatos.

https://www.paulogasparotto.com.br/noticias/interna/tic-tac-597