18 outubro 2014

"Yoga na Praça"


Amanhã a confirmação da aula de Yoga está sujeita a confirmação o tempo bom e também da verificação da umidade sobre a praça pois choveu muito nos últimos dias. 

Se não for chover mas a praça estiver úmida a coordenação do Movimento estará na praça Júlio Mesquita, a partir das 10h30min, para conversar com os participantes e simpatizantes do Viva Gasômetro, ouvindo pleitos da comunidade para nossa região.

Felicidades!

16 outubro 2014

CARTA ABERTA DA COMUNIDADE EPA À POPULAÇÃO

CARTA ABERTA DA COMUNIDADE EPA À POPULAÇÃO
Acabamos de receber a triste notícia de que, por determinação da Secretaria Municipal, a EMEF PORTO ALEGRE estará encerrando suas atividades na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para estudantes em situação de rua/moradia e/ou de vulnerabilidade social, no mês de dezembro do corrente ano. Trata-se de uma decisão arbitrária e unilateral, já que, em nenhum momento, houve qualquer tentativa de diálogo com a comunidade escolar. Tal notícia foi recebida por nossos estudantes com extremo pesar, pois reviveram todas as situações de abandono e de exclusão que vivenciaram tantas vezes em suas vidas.
A EMEF PORTO ALEGRE é um serviço especializado da Secretaria Municipal de Educação e, conforme consta no seu Projeto político-pedagógico, constitui-se num espaço de acolhimento, organização e socialização dos saberes, que atende para além da escolarização formal, com uma metodologia própria, perpassada pela política de redução de danos e tendo também como diferenciais o Serviço de Acolhimento, Integração e Acompanhamento/ SAIA e o Núcleo de Trabalho Educativo/ NTE.
É justamente essa proposta que a EPA vem executando nos seus dezenove anos de existência. Aqui os estudantes que se encontram nas situações acima descritas sentem-se acolhidos e atendidos integralmente: recebem uma alimentação de qualidade, dispõem de espaço para tomarem banho e lavarem suas roupas, participam do Projeto Meio-dia no qual realizam atividades dentro do espaço escolar. Participam, também, de atividades no Núcleo de Trabalho Educativo (cerâmica e papel artesanal). Tudo isso lhes possibilita construir modos de enfrentamento às situações de vulnerabilidade social a que estão diariamente expostos nas ruas da cidade.
No entanto, todas essas atividades estão a serviço de um objetivo muito maior: a educação formal, com práticas pedagógicas, que transcendem a mera reprodução/ aquisição de conhecimentos. Buscamos, sim, por meio de nossas práticas, oportunizarmos situações que propiciem aos estudantes (re)significarem a relação que têm com a aprendizagem, tornando-se sujeitos desse processo, estimulando-os a construírem projetos de vida autônomos.
A EPA é referência nacional em atendimento escolar à população em situação de rua e, num contexto em que as redes de apoio a essa população encontram-se extremamente fragilizadas, vem exercendo, na cidade de Porto Alegre, um papel fundamental em seu acolhimento e atendimento. Nesse sentido, preocupamo-nos com o destino que nossos estudantes terão após o fechamento de nossa escola. Como e por quem serão acolhidos em todas as suas especificidades?
Percebemos essa medida como mais uma forma de expropriar a população em situação de rua de seu direito constitucional a uma educação de qualidade. Nesse sentido, repudiamos a decisão arbitrária da Secretaria Municipal de Educação de fechar nossa escola e exigimos a permanência desta instituição em seu formato atual, que, como já mencionamos, é nacionalmente reconhecida pela relevância de seu trabalho com a população em situação de rua e/ou vulnerabilidade social.
Pelo direito constitucional de TODOS à educação de qualidade!
Porto Alegre, 15 de outubro de 2014.
Comunidade Escolar da EPA.



Na tarde de hoje soubemos através das redes sociais a notícia que publicizamos acima.

No primeiro momento pensamos que a notícia não procedia. Após algumas ações, confirmamos a informação procede.

Queremos aqui fazer apelo a Sua Excelência Prefeito Municipal José Fortunati para que reconsidere esta posição.

A EPA é parceira do Viva Gasômetro a muitos anos,diversas as lutas que empreendemos juntos. Estamos juntos com a "comunidade EPA" na luta pela permanência da escola na sede da Washington Luiz.

Jacqueline Sanchotene
Coordenadora
Diretora da Escola EPA Maria Beatriz Stumpf, aluno EPA e Jacqueline Sanchotene

11 outubro 2014

RELEMBRANDO!




Neste domingo não teremos "Yoga na Praça".

Outubro será um mês de especialização das nossas instrutoras Mercedes Bodê e Clotildes Daitx.

A Mercedes está em viagem a Índia. A partir do início do mês de novembro Mercedes estará de volta a Porto Alegre, retornando também as aulas com ela.

A Clô, está fazendo um curso de Ayurveda,  durante os finais de semana de outubro. O único dia em que teremos "Yoga na Praça" em outubro será no dia 19.

04 outubro 2014

Atenção!


Neste domingo de eleições não teremos "Yoga na Praça".

Outubro será um mês de especialização das nossas instrutoras Mercedes Bodê (foto acima) e Clotildes Daitx (foto abaixo).

A Mercedes está em viagem a Índia-a foto acima foi feita em Dubai!-a caminho da Índia. A partir do início do mês de novembro Mercedes estará de volta a Porto Alegre, retornando também as aulas com ela.

A Clô, está fazendo um curso de Ayurveda,  durante os finais de semana de outubro. O único dia em que teremos "Yoga na Praça" em outubro será no dia 19.


Neste período estaremos a disposição dos participantes através de  nossas redes sociais.