31 agosto 2012

Escola Porto alegre comemora 17 anos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, também conhecida como EPA, completou 17 anos nesta quinta-feira. Situada no Centro Histórico, na Rua Washington Luiz, a escola atende jovens em situação de rua e de vulnerabilidade social e faz o importante papel de reinserção na sociedade. 

A comunidade participou da comemoração
 
Em reconhecimento à importância do trabalho, o Movimento Viva Gasômetro integrou os jovens da EPA nas atividades de Cinema realizadas aos sábados na Praça Júlio Mesquita, abrindo espaço para a exposição dos trabalhos de cerâmica e cartonagem, realizados pelos alunos. Além de outras ações conjuntas, como a parceria na realização de palestras e oficinas para os jovens.
Inclusive uma das bandeiras levantadas pelo Viva Gasômetro, teve início na Escola Porto Alegre: o pedido de tombamento da Usina de Gás Carbonado. A EPA está situada ao lado da usina, hoje usada como fabrica de cimento pelo Departamento de Esgotos Pluviais. E foi a direção da Escola que atentou para a importância do local.
Trata-se da verdadeira Usina do Gasômetro. A usina hoje conhecida como Usina do Gasômetro, que data de 1928, era movida a carvão. Já a Usina de Gás Carbonado, data de 1874, e era em seu entorno que a população da época ia observar o pôr do sol. Em função desta usina é que o local ficou conhecido como volta do Gasômetro.

A Coordenadora do Viva Gasômetro assinou a lista de presença feita de argila pelos alunos da EPA


Sobre a EPA
Fundada para acolher jovens em situação de vulnerabilidade social, adota o mesmo modelo de ensino das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo oferecidas todas as matérias do currículo normal, com destaque para a disciplina de artes, que tem função interdisciplinar e serve como ensino profissionalizante e arteterapia.
Criada em 1994 com o nome de “Escola Aberta do Centro”, começou suas atividades nas ruas do Centro Histórico, enquanto seu prédio estava em construção. Após um ano de funcionamento, mudou-se para o atual espaço físico em 30 de agosto de 1995 – data comemorada oficialmente como a de fundação. Ainda naquele ano, teve escolhido seu nome atual, sugerido por aluna em concurso.
Segundo a diretora Maria Beatriz Osório Stumpf, a instituição conta atualmente com 23 professores e 114 alunos, de 15 a 30 anos, que vivem em situação de rua, em abrigos, na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), entre outros casos. Já foram formadas quatro turmas no Ensino Fundamental, todas a partir de 2009.

Sobre o pedido de Tombamento
A comunidade entende que o aproveitamento da verdadeira Usina do Gasômetro para fins culturais resgatará parte da história da cidade. Por isso, o Movimento Viva Gasômetro fez o pedido de tombamento da Usina de Gás Carbonado, em de março de 2010, ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (COMPACH). O protocolo foi repassado à Equipe do Patrimônio Histórico (EPAHC), onde o pedido encontra-se em análise desde então.

Domingo 10h30min "YOGA" na Praça Júlio Mesquita

Pessoal!

Neste domingo 10h30min mais uma edição do "Yoga na Praça", desta vez com a instrutora Clotildes Deix(ao centro de roxo). 


Não percam! É realmente muito bom!
Até domingo!

23 agosto 2012

Usina na Praça apresenta o músico Marcelo Birck

Birck é fundador da banda Graforréia Xilarmônica e coautor de Amigo PunkO músico Marcelo Birck faz show dentro do projeto Usina na Praça neste domingo, 26, às 16h, na Praça da Usina do Gasômetro. O artista é fundador da banda Graforréia Xilarmônica em 1987, sendo coautor dos sucessos “Amigo Punk” e “Eu”. Bacharel em Composição pela Ufrgs e mestre pela Universidade Federal de Goiás, integra execuções ao vivo e bases gravadas em seu show, acompanhado de Juan Acosta (baixo) e Fabianna Menezes (guitarra). Seu projeto solo interage entre o pop dos anos 60 e as investigações sonoras.

Birck rejeita o rótulo de “experimental”, mas a crítica especializada não consegue fugir do adjetivo ao abordar sua obra. A mistura de referências pop em combinações inusitadas gera sonoridades que tanto podem ser familiares quanto inovadoras. Com grande influência das artes visuais, Birck vale-se de diversos processos de composição, valorizando a complementaridade entre recursos como partituras, engenhocas analógicas e edição digital. Foi criado cenário específico para a ocasião, com reaproveitamento de materiais de descarte (em especial garrafas pet).

Com dois discos solo lançados (Marcelo Birck e Timbres não mentem jamais), Birck também é fundador das bandas Aristóteles de Ananias Jr. e Os Atonais. Participa regularmente de festivais por todo o Brasil (Isso É Música, TIM Festival, Macondo Circus, Morrostock, Gig Rock, Abril Pro Rock e Coca Cola Park). Como produtor e arranjador, trabalhou com vários nomes da cena alternativa (Júpiter Maçã, Repolho, Sapatos Bicolores, entre outros). Além da carreira-solo, desenvolve o Projeto Matéria Sonora, voltado para a construção de instrumentos com material descartável.

Site: www.marcelobirck.com / Contatos: eletrolas@gmail.com - (51) 3332 2520 

Usina na Praça
Até 25 de novembro, aos domingos

Programação Confirmada

2/9 às 16h: Circo Híbrido

9/9 às 16h: Capitão Rodrigo (rock de bolicho)

16/9 às 16h: Reverba Trio (surf music instrumental)

Fonte:PMPA

18 agosto 2012

YOGA!

Domingo 19 de agosto mais uma edição do "Yoga na Praça". As  10h30min na Praça Júlio Mesquita, localizada na frente da Usina no Gasômetro.

Desta vez a aula estará a cargo das instrutoras do Centro de Yoga Holos Yoga.

COMPAREÇAM!

12 agosto 2012

12 de agosto, mais uma edição do "Yoga na Praça"!

Na foto Mercedes Bodê, Faísca e Dora, momentos 
antes do início da aula.
Domingo que vem as 10h30min tem mais!
Apareçam!
Abraços!

07 agosto 2012

Casa de Lutzenberger será tombada

 A casa do arquiteto Josef Franz Lutzenberger, pai do ecologista e ex-ministro do Meio Ambiente José Lutzenberger, será registrada no Livro de Tombo, homologando o processo de tombamento do imóvel situado na rua Jacinto Gomes, nesta quarta-feira, 8, às 10h. O ato contará com as presenças do prefeito José Fortunati, do secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, e da família Lutzenberger. O evento comemora ainda o restauro do imóvel, realizado pela família, para abrigar uma empresa de reciclagem,  denominada Vida.

O procedimento de tombamento atendeu solicitação dos proprietários, no caso as filhas do famoso ambientalista, Lilly e Lara Lutzenberger, sendo aceito pela Coordenação de Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura. Este imóvel de três andares, cuja construção começou em 1931, destaca-se por dois valores em particular: a qualidade arquitetônica da edificação  e sua historicidade. Trata-se de um projeto de Franz Josef Lutzenberger, um dos mais destacados artistas da cidade e do Estado, sendo autor, entre várias outras obras, do Palácio do Comércio (Largo Visconde de Cairu, 17), do Orfanato de Santo Antônio do Pão dos Pobres (av Praia de Belas, s/n) e da Igreja de São José (rua Alberto Bins, 467), todos já protegidos pelo Patrimônio Histórico.

Para a cidade e a comunidade, o tombamento significa que a obra não poderá ser destruída ou descaracterizada, inclusive protegendo o jardim, concebido pelo ambientalista José Lutzenberger. Para os proprietários, além do reconhecimento público ao legado histórico-cultural da família, um tombamento significa benefícios fiscais que podem ser utilizados na manutenção e preservação do imóvel.

Fonte:PMPA

05 agosto 2012

Yoga na Praça Júlio Mesquita 5 de agosto

Hoje de manhã fazia frio, caia uma neblina gelada, mas lá estávamos nos para mais uma aula Yoga com a Mercedes Bodê. A aula toda foi muito legal. Ao final aquela energia positiva entre nós emanando esta para as demais pessoas. Muito bom! Domingo que vem as 10h30min tem mais! Apareçam!

03 agosto 2012

Yoga na Praça

Neste domingo mais uma edição do Yoga na Praça desta vez com a instrutora Mercedes Bodê do Centro de Yoga Ganesha Puja.
Onde: Praça Júlio Mesquita proximo as goleiras
Hora: 10h30min
Participe!